quinta-feira, 11 de junho de 2009

Revolução Francesa

Tendo acontecido no final do século XVIII, a Revolução Francesa foi, junto com a Revolução Industrial inglesa, o grande marco da história contemporânea.
Esta afirmação pode ser explicada tanto se tomarmos a história da França quanto se olharmos para o mundo dos séculos XVIII, XIX e XX, sobre os quais a Revolução estendeu suas influências.
Na França a Revolução significou, em primeiro lugar, o fim da estrutura social e econômica feudal que ainda vigorava na maior parte da área rural e atingia a maioria da população.
Ao mesmo tempo, significou o início do processo de destruição do Estado absolutista e, por consequência, do domínio político da nobreza.
Na realidade, este domínio político já vinha sendo questionado pela burguesia em ascensão sócio-econômica há um bom tempo. Os anos que se seguiram à Revolução foram, exatamente, aqueles onde esta classe ascendente buscou afastar do poder a nobreza decadente, por um lado e, por outro, as classes populares.
A vitória política da burguesia, associada ao fim do feudalismo, abriu as possibilidades para a industrialização francesa e, daí, para o desenvolvimento do capitalismo com todas suas novas relações econômicas e sociais.
A Revolução Francesa foi também muito importante pelo que significou para o mundo nos séculos seguintes, tanto na Europa quanto nas Américas.
Em primeiro lugar ela projetou fortemente a possibilidade de tomada de poder pelas classes populares que, durante a Revolução, foi concreta e muito próxima.
Nas décadas seguintes quase todos os movimentos que pretendiam estabelecer rupturas políticas significativas e com orientação popular usaram desde as idéias revolucionárias até os métodos estabelecidos pelo povo francês. É importante lembrar que idéias claramente socialistas surgiram e tiveram grande significado durante a Revolução.
A Revolução também estabeleceu marcos fundamentais no que hoje chamamos de Direitos da Cidadania - basta lembrar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a importância que os direitos políticos e sociais têm no mundo de hoje.
Ainda no campo político, os revolucionários franceses forjaram a primeira experiência moderna de uma forma republicana de governo, com a divisão de poderes, o voto e o mandato como expressão da representação dos cidadãos.
É importante ressaltar que quase todos os instrumentos políticos das repúblicas contemporâneas foram criados pelos revolucionários franceses durante ou logo após a Revolução.
As disputas políticas, a violência, a guerra interna conjugada com o combate aos invasores, a complexidade das contradições sociais e a resistência às mudanças fez com que a Revolução Francesa de 1789 figurasse como um dos eventos mais importantes da História.






Adair Carvalhais Júnior

Revolução Francesa

I. Introdução-Importância e Significado

II. Conceito: movimento político liderado pela burguesia que pôs fim ao absolutismo e ao feudalismo na França

III. Contexto
1. ascensão econômica da burguesia- comércio intraeuropeu + expansão marítimo comercial
2. conflito político: 3º estado x sociedade de ordens
3. conflito econômico: manutenção das instituições feudais
crises de fome constantes por falta de investimento na agricultura
a terra q não podia ser objeto de comércio
4. Iluminismo

IV. Importância
- instituiu a democracia representativa - voto
- introduziu os precursores dos partidos políticos e da esquerda e direita
- estabeleceu o princípio da igualdade de todos perante a lei
- tornou-se padrão e exemplo para movimentos democrático-populares